Sobe-desce: assim é a bolsa…

Tem fases que ela sobe (muito), outras que ela fica patinando de lado, e, também, ocasiões em que devolve-se os ganhos conquistados ao longo do tempo de forma muito rápida.

Eu procuro sempre compartilhar minha leitura do mercado com total fidelidade, mas com reservas quanto a posicionamentos pontuais, e preocupado para que isso não venha a influenciar nas decisões de cada leitor. A definição das estratégias é uma questão pessoal, e toda hora eu reafirmo que deve caber ao dono do dinheiro escolher as melhores opções de investimento de acordo com seu próprio perfil. O importante é nos sentirmos confortáveis, tanto na limitação do risco, quanto no volume de capital alocado.

Recebi, em uma postagem no meu blog, o comentário de um amigo que costuma acompanhar o Seagull Trading, eventualmente participando com suas opiniões. Desta vez fiquei mesmo triste com sua mensagem, mais ainda pela minha impossibilidade de ajudá-lo. Daqui para frente tudo é possível de ser feito, mas, no que se refere aquilo que já passou, fica muito difícil consertar.

Transcrevo parte do que o Carlos deixou registrado – para dar destaque – e a minha resposta:

———————————————————-

… para os menos favorecidos como eu, que pensava que era só investir em boas empresas que no LP estaria td bem, estou amargando ter devolvido oq havia ganho nos últimos 5 anos e no momento estar perdendo até pro CDI. estou pensando em sair da bolsa e comprar tudo de tesouro direto…

Não pense que eu acerto em todas as operações. O erro faz parte do dia-a-dia, e tudo deve ser levado em conta na montagem das estratégias… os limitadores de risco, gerenciamento de capital, e alternativas para quando a coisa não funciona como desejado.

O fato é que, para um trader, se torna difícil ganhar consistentemente só operando na compra… já para os investidores, o segredo é mesmo entrar nas baixas.

Enfim, tudo parece que se repete. Já vimos este filme. Por isso acho que o melhor caminho a tomar é na diversificação. Assumir prejuízo em ações de boas empresas não é uma boa decisão. Depois tudo acaba voltando e fica uma sensação ruim.

Se vc for aplicar em renda fixa, pondere o capital, de preferência usando dinheiro novo. Mas não desista da bolsa, os ganhos – quando acontecem – são bem superiores. Estamos sempre evoluindo, e cada lição deve ser vista como etapas do aprendizado.

——————————————————–

Carlos disse…

… só pra ilustrar a minha decepção com a bolsa na qual estou com 90% do meu capital investido (achei que investir era comprar e guardar):

-comprei PETR4 em 2005 devolvi todo o lucro e estou perdendo feio pro CDI.

– comprei VALE5 em 2005/06/07 por 25/35/55, na média no momento tbm perco pro CDI, e se eu tivesse entrado a 55,00 no total (???) quando tempo eu precisaria pra bater o CDI – será que conseguiria um dia???

Resumindo:
-“ganhei” na bolsa em 2005/06/07
-devolvi td e mais um pouco em 2008
-recuperei um pouco em 2009
– recupero mais um pouco em 2010
– ganho em 2011
– devolvo td novamente em 2012

No final das contas perco ou somente empato com o CDI, e com um risco X de retorno elevado( já se vão 5 anos)

Obs.: pra piorar andei fazendo umas trocas de ativos que estavam no vermelho e me dei mal novamente, como por ex.: USIM5 fiquei com ela por 2.5 anos perdendo aí resolvi trocar por LREN3, as que vendi subiram, e as que comprei caíram, mas com é pra LP, rsrs (tem que rir p/ não chorar) 

Sei em que mercado me meti, mas não pensei que fosse tão terrível (rs) talvez meu maior erro seja acompanhar e me sentir tão incompetente/impotente para operar, e ainda ficar com aquela retórica que lí em algum lugar na cabeça “investir em ações é pra LP”…

Obs2.: gostaria de dizer que a minha decepção é maior com as Blues, pois sei que tem papel, como por ex. a HGTX3, que em 5 anos subiu mais de 2500%, porém eu não colocaria a mesma posição nela que tenho na Vale.

Obs3: No mais só tenho a agradecer suas palavras, e se não tivermos nova crise nos próximos anos, creio que a bolsa será um excelente investimento

Author: bloquedoda&J9$Og$G9

Share This Post On

Envie seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *